Não faltam sapatos de bebê por aí. De solas macias ou duras a sandálias e tênis, há um estilo de sapato que ficará fofo em qualquer criança. Mas se o seu filho acabou de começar a andar, certos sapatos serão melhores para o desenvolvimento dos pés.
Há menos lojas físicas para bebês nos EUA hoje em dia, então pode ser um desafio encontrar um lugar para fazer as medições adequadas dos pés e garantir que seu filho esteja usando os sapatos corretos para o tamanho do pé e o estágio de desenvolvimento. Para compensar isso, reunimos fontes especializadas para orientá-lo sobre os sapatos certos para seu bebê ou criança pequena. Também criamos um gráfico para impressão para ajudá-lo a medir o tamanho do sapato em casa (especialmente se você estiver encomendando sapatos online).
Isenção de responsabilidade: as recomendações neste artigo são para bebês e crianças pequenas sem atrasos no desenvolvimento físico ou auxílios à mobilidade. Se o seu filho precisar de recomendações especiais de calçados devido a diferenças físicas, consulte o pediatra.
Quando os bebês começam a usar sapatos?
Perto do primeiro aniversário ou quando começarem a andar. Depois que seu bebê começar a dar os primeiros passos, é uma boa ideia pelo menos começar a pensar em sapatos. No entanto, os sapatos não são necessários para aprender a andar. Na verdade, “a melhor maneira de um bebê aprender a andar é com os pés descalços”, diz a Dra. Tracey Agnese, pediatra, mãe e defensora dos novos pais. “A única razão para usar sapatos enquanto aprende a andar é proteger os pés de danos quando estiver fora de casa.”
E por mais fofos que sejam, os sapatos de bebê não são realmente necessários se ainda não estiverem andando. Portanto, tente resistir à vontade de calçar sapatos no seu filho de dois meses (a menos que seja para sessões de fotos adoráveis, é claro), pois o uso constante de sapatos pode prejudicar o desenvolvimento dos pés. “Para o desenvolvimento dos pés, é melhor usar pés descalços ou meias”, diz a Dra. Agnese. “Portanto, à medida que os pés do bebê crescem e se desenvolvem, é melhor não confiná-los aos sapatos.”
Se o seu bebê ainda não está andando e você está preocupado com o frio nos pés, as botinhas são uma ótima opção. São basicamente meias muito grossas e flexíveis o suficiente para garantir que os pés do bebê ainda se desenvolvam naturalmente, mesmo com o uso diário. Mas mesmo em climas muito frios, botas com meias extras por baixo devem ser tudo o que você coloca nos pés de um bebê mais novo.
Como escolher sapatos de caminhada para bebês
Procure sapatos de bebê com estas características:
Confortável (tamanho correto)
Sola de borracha antiderrapante
Sola macia e flexível (você deve conseguir dobrar o sapato ao meio, tocando os dedos dos pés com o calcanhar, mas a sola ainda deve ser grossa o suficiente para proteger contra pedras e objetos pontiagudos).
Tiras de velcro
Calcanhar firme e flexível
Biqueira larga
Ligeira elevação nos dedos dos pés
Puxe o laço na parte de trás
De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), as duas coisas mais importantes na hora de comprar sapatos para bebês e crianças pequenas são o conforto (iremos te ensinar como garantir um bom ajuste em um momento) e solas de borracha antiderrapantes (para evitar escorregões e quedas). ).
Eles também aconselham não gastar muito dinheiro em sapatos para bebês e crianças pequenas, já que eles provavelmente irão superá-los em apenas alguns meses. (Os pés do seu filho crescerão rapidamente até os dois anos de idade e, mesmo assim, não diminuirão muito.)
Lembre-se de que descalço é melhor, mas “se você não pode deixar seu bebê andar descalço, escolha um sapato macio e com sola flexível para fornecer proteção e ao mesmo tempo oferecer muitos dos benefícios de estar descalço, como poder mover e dobrar o pé facilmente ”, diz a Dra. Agnese.
Além disso, como a fisioterapeuta pediátrica Kailee Noland (também conhecida como The Movement Mama) sugere em seu blog, os melhores sapatos infantis devem ter tiras de velcro para ajuste (e para ajudar na independência do seu filho), um calcanhar firme, mas flexível, uma biqueira larga com uma ligeira elevação e uma alça na parte de trás para ajudar seu filho a colocar os pés no chão.
Sapatos com sola macia versus sapatos com sola dura para bebês e crianças pequenas
Os sapatos com sola macia são leves e flexíveis, tornando-os melhores para os novos caminhantes à medida que se acostumam a equilibrar e posicionar os pés no chão. Não devem ser confundidos com mocassins ou botinhas de sola macia; sapatos com sola macia, apropriados para passear bebês e crianças pequenas, têm salto firme e solas grossas o suficiente para proteger os pezinhos de objetos pontiagudos ou ásperos.
Os sapatos com sola dura são mais pesados, rígidos e normalmente têm solas mais grossas. Devem ser evitados para novos caminhantes porque a rigidez pode prejudicar o desenvolvimento dos pés e dificultar o aprendizado da marcha. Sapatos com sola dura são melhores para proporcionar mais estabilidade quando seu filho começa a correr, pular e escalar, escreve Noland.
Como medir tamanhos de calçados para bebês e crianças pequenas
Conseguir um ajuste adequado é a coisa mais importante na escolha de sapatos para bebês e crianças pequenas (ou qualquer tipo de sapato, nesse caso). Veja como garantir que seu filho esteja usando sapatos do tamanho certo: