Há uma infinidade de preocupações para os pais durante os primeiros meses de vida de um recém-nascido. Eles estão apropriadamente preocupados com tudo, desde cólicas a tosse, infecções de ouvido a assaduras e tudo o mais que possa incomodar o pequeno querubim.
Com tantas outras preocupações, a saúde dos pés do bebê costuma estar bem atrás na lista de coisas a serem observadas. Ainda assim, o anjinho estará rastejando antes que você perceba e andando mais cedo do que você pensa.
Durante a fase pré-criança, os pais podem colocar sapatos nos pés do bebê só porque ficam fofos. Geralmente, só quando o pequenino dá os primeiros passos é que os pais começam a considerar o que aquele calçado significará não apenas para o seu desenvolvimento, mas também para o funcionamento dos seus pés pelo resto da vida. Os bebês deveriam usar sapato? Que tipo de calçado eles devem usar quando começarem a andar?
Podologia do útero ao mundo
É normal que os pés de um bebê recém-nascido pareçam um pouco descoloridos e malformados. Logo após sair do útero, os pés de uma criança ainda estão em seus estágios infantis. Os podólogos sabem que a maioria dos bebês nasce com pés “gordos, chatos e moles”. A estrutura dos pés do bebê tem um propósito importante; para fornecer suporte para ficar em pé antes que seus pezinhos, tornozelos e pernas sejam totalmente capazes de suportar a carga.
A gordura extra nos pés do bebé normalmente não começa a diminuir até aos dois anos de idade e são necessários vários anos de desenvolvimento ósseo e muscular antes de se tornarem menos planos e flexíveis e mais fortes e estáveis. A questão é; Que tipo de calçado é mais apropriado durante essas fases de desenvolvimento?
Benefícios de aprender a andar descalço
Existem vantagens distintas em aprender a andar descalço. Na verdade, existem dez vantagens. Assim como uma criança envolve os dedos em torno de um dedo grande quando lhe é oferecido, os dedos dos pés de uma criança também se prendem, se apoiam e se ancoram no chão quando aprendem a andar.
É claro que mães e pais estão preocupados com o calor e a segurança dos pés dos seus bebés quando atravessam o chão. Meias com punhos de borracha isolam e protegem eficazmente os apêndices sem inibir a ação dos dedos. Dessa forma, a criança usa o pé inteiro, em vez de apenas o calcanhar e a sola, para se juntar às fileiras dos pés.
Que tipo de sapatos de bebê são melhores?
Nas gerações anteriores, os podólogos acreditavam que o suporte inflexível dos sapatos de cano alto ajudava os pés das crianças a manter a posição e a estabilidade ideais. Ao longo dos anos, porém, os especialistas em podologia infantil começaram a reconhecer que os ossos dos pés dos bebés são flexíveis e não endurecem suficientemente até aos quatro a cinco anos de idade.
Usar sapatos rígidos por longos períodos antes que os ossos estejam totalmente fortificados pode impactar negativamente o desenvolvimento do seu filho. Outra preocupação está no processo de aprender a andar. Os sapatos de bebê claramente acrescentam peso aos pés e aumentam a probabilidade e a frequência de tropeçar e cair. Sim, esses sapatos são fofos, mas o crescimento e desenvolvimento adequados dos pés devem ser a primeira prioridade.
Ao calçar os sapatos do bebê, os pais fazem bem em observar a resposta facial do filho em busca de qualquer expressão de desconforto.
Recomendamos que seu filho use um calçado respirável e flexível que se adapte ao formato natural do pé do seu filho. Ao calçar os sapatos do bebê, os pais fazem bem em observar a resposta facial do filho em busca de qualquer expressão de desconforto. Os melhores sapatos são porosos e flexíveis, além de se adaptarem ao formato do pé. A chave é lembrar que os pés de bebês, crianças pequenas e crianças são um trabalho em andamento.
Não tenha muita pressa para deixá-los na moda, mas sim permitir que desenvolvam naturalmente sua força e estabilidade. Os bebês e seus pés são preciosos. Não os cubra com sapatos até que seja realmente necessário!
Se você tiver dúvidas sobre os pés do seu filho ou quiser obter mais informações sobre a saúde dos pés do seu filho, ligue para 562-433-0478 para agendar uma consulta com um de nossos podólogos atenciosos.