Este artigo explora aquele momento mágico de comprar os primeiros sapatos do seu filho, quando começar a pensar em comprá-los e o que procurar.
Há muita coisa acontecendo sob a superfície desses lindos pés de bebê. Cada pé do seu bebê começa com 22 ossos parcialmente desenvolvidos, que crescerão para cerca de 45 quando ele completar cinco anos de idade (The Children’s Foot Health Register, 2018a). Eles terão se fundido para criar 26 ossos totalmente formados quando se tornarem adultos.
“São os primeiros meses e anos que são cruciais para o desenvolvimento dos pés do seu filho. Por isso, é uma boa ideia informar-se sobre o calçado certo e quando comprá-lo.”
Do cruzeiro aos primeiros passos
Se você está começando a pensar nos primeiros sapatos, é provável que seu bebê já tenha começado a dominar a arte de navegar. Isto geralmente começa entre 10 e 18 meses (Oxford Health NHS Foundation Trust, 2017). O cruzeiro acontece entre engatinhar e caminhar, onde o seu filho se levanta sobre tudo e começa a deslizar com as mãos e os pés.
Mas não fique tentado a correr para a sapataria ainda – o seu filho não precisa de sapatos até que esteja a caminhar sozinho (NHS, 2018). Nesta fase, andar descalço é o melhor, pois permite que eles se acostumem a dar passos naturalmente. Os sapatos podem simplesmente atrapalhar ou, pior ainda, prejudicar o seu desenvolvimento se não forem adequados (Oxford Health NHS Foundation Trust, 2017).
Não há pressa em usar sapatos
Em algum momento durante esse período, chegará aquele momento mágico – os primeiros passos independentes do seu filho. Não há necessidade de apressá-los; todas as crianças se desenvolverão em seu próprio ritmo. Mas, uma vez alcançado este estágio, chegou a hora do próximo marco: o primeiro par de sapatos.
A necessidade deles depende um pouco do clima. Se for verão, seu filho poderá durar mais algumas semanas descalço ou com meias no jardim ou parque local. Se for estação de garoa ou se as folhas de outono estiverem esmagando sob os pés, você pode querer manter os pés protegidos das intempéries mais cedo. Use uma abordagem de bom senso.
Observe, porém, que mesmo sendo orgulhosos proprietários de sapatos, eles não precisam usá-los o tempo todo. Coloque-os apenas quando estiverem andando ao ar livre, pelo menos no início (NHS, 2018).
Uma ocasião adequada
Comprar os primeiros sapatos é algo que não pode ser feito online. Descubra onde está a sapataria de confiança mais próxima, usando o Registro de Saúde dos Pés Infantis e leve seu filho para fazer uma prova. Você provavelmente vai querer tirar muitas fotos e um ou dois vídeos para salvar o momento.
Você se lembra daquelas engenhocas grandes e assustadoras para dimensionar sapatos de quando você calçava sapatos quando criança? Bem, felizmente, eles não existem mais. Seu instalador provavelmente usará um mini medidor de pé portátil e medirá a largura e o comprimento. E como não somos seres perfeitamente simétricos, é totalmente normal que um pé seja maior que o outro, então o tamanho será medido com base no pé maior. Assim que as medidas forem concluídas, você terá o tamanho do pé do seu filho e é hora de fazer compras.
Acertando o básico
Antes de começar a pensar em cores e estilos, é bom conhecer os recursos básicos a serem observados. Isso garantirá que os primeiros sapatos do seu filho permitam que ele cresça normalmente e com conforto. A Faculdade de Podologia tem esta lista de verificação útil: