Chinelos, mocassins de sola macia, botinhas, sandálias, mary janes – opções não faltam quando se trata de calçados para bebês em tamanhos que vão do recém-nascido ao infantil. Embora os sapatos de bebê sejam alguns dos acessórios mais irresistivelmente fofos, você também deve considerar seu estágio de desenvolvimento e segurança. Embora os sapatos tenham sido inventados para proteger os pés de lesões ao caminhar, ao longo dos anos eles se tornaram tanto uma opção de estilo quanto uma opção prática – especialmente quando se trata de bebês. Então, quando os bebês devem começar a usar sapatos?


O que saber sobre os pés do seu bebê
Como a maioria das partes do corpo ao nascer, os pés do bebê são muito flexíveis. Os ossos dos pés não estão bem formados até por volta dos 8 anos de idade, então os pés pequenos são muito flexíveis e feitos principalmente de cartilagem até por volta dos 9 meses. Os bebês também apresentam pés chatos, com o arco do pé se desenvolvendo nos primeiros anos de vida.

O movimento dos pés é fundamental para o desenvolvimento adequado dos músculos e ossos dos pés, o que também prepara o pé para caminhar. Chutar, pular, balançar e engatinhar ajudam a estimular o desenvolvimento adequado dos pés. Portanto, você deseja garantir que o bebê tenha bastante espaço para os pés se moverem livremente.
Quando comprar os primeiros sapatos do seu bebê
Como diz a música, essas botas (ou deveríamos dizer, botinhas) são feitas para caminhar. Seu bebê não precisa realmente do primeiro par de sapatos até que esteja caminhando ao ar livre. Quando o bebê estiver de pé, ele precisará de proteção contra as intempéries e possíveis lesões ao caminhar e brincar ao ar livre.

No entanto, até que sejam capazes de andar com confiança, é melhor limitar o tempo com sapatos e permitir que o bebê ande descalço o máximo possível para desenvolver coordenação e força no arco. Quando estiver em casa, livre-se dos sapatos para ajudar seu bebê a se equilibrar (literalmente).

 

Recém-nascidos ou bebês que não andam podem usar sapatos?
Se você tirou seu filho de casa descalço, pode ter recebido comentários de pessoas bem-intencionadas sobre como os bebês não deveriam andar descalços. Mas pesquisas mais recentes sobre sapatos descalços são realmente melhores para bebês na maioria dos casos!

Antes que o bebê ande bem, guarde os sapatos para ocasiões especiais. É divertido e inofensivo usá-los como uma forma de complementar uma roupa para um passeio especial, fotos, feriados ou uma roupa divertida, mas na maioria das vezes, seu bebê deve estar descalço ou com meias/botas, se necessário, para se aquecer. Se você estiver ao ar livre em condições climáticas extremas e quiser proteção extra para os pés do seu bebê que não anda, procure sapatos macios e flexíveis com bastante espaço de manobra.

Quais sapatos são melhores para novos caminhantes?
Como mencionado, descalço é melhor para novos caminhantes, mas e nos momentos em que são necessários sapatos? Para o uso diário, procure sapatos com um pouco de flexibilidade que sejam o mais próximo possível dos pés descalços e ao mesmo tempo proporcionem proteção, como mocassins de couro ou sapatos com sola dividida. Uma boa regra: você deve sempre conseguir sentir os dedos dos pés do seu bebê através da parte superior do sapato.

Certifique-se de que haja aderência suficiente na parte inferior para que seu filho não escorregue em pisos lisos. Dependendo de onde você mora e das atividades que realiza, também pode precisar de um par de sapatos ou botas mais grossos e estruturados para proteger os pezinhos. Basta equilibrar esse tempo calçado com bastante tempo descalço em casa.

By Michael

Leave a Reply