Largura
Como os bebês são famosos por terem muita gordura por todo o corpo, não é surpresa que uma das partes mais difíceis de planejar do pé seja a largura. Muitos bebês carregam uma camada extra grossa de gordura nas laterais dos pés, fazendo parecer que precisam de um sapato maior do que o comprimento do pé exige. Existem algumas maneiras de contornar essa dificuldade. Você pode comprar um sapato maior, comprar uma grande variedade de sapatos de bebê ou comprar um com bastante elasticidade que se adapte a qualquer largura confortável do pé do seu bebê.
É tudo uma questão de linguado
Segundo a Dra. Laura Jana, os sapatos de bebê funcionam melhor se tiverem uma sola flexível e aderente. Isto permite-lhes explorar o seu mundo confortavelmente, ao mesmo tempo que desenvolvem os músculos e o equilíbrio necessários à medida que se tornam caminhantes mais experientes.
Que tipo de calçado devo procurar com base na idade do meu bebê?
Agora que você sabe como verificar se o calçado de seu interesse cabe nos pés do seu bebê, é hora de considerar que tipo de calçado você precisará para corresponder ao estágio de desenvolvimento do seu bebê. Obviamente, você precisará procurar diferentes características-chave em um sapato para uma criança de 3 meses em comparação com os sapatos para uma criança de 2 anos.
0-6 meses – Nesta fase do seu desenvolvimento, os bebés não se movimentam e dançam muito. Portanto, você não precisará de um sapato projetado para aguentar muito. Na verdade, quanto mais macio, espaçoso e confortável for o sapato, melhor será para os pés do seu bebê durante esse período. Não que você não consiga um sapato com sola dura. Não vai machucar os pés; simplesmente não é necessário. Certifique-se de dar-lhes bastante espaço para os dedos dos pés se mexerem, ou isso pode prejudicar seu desenvolvimento.
6-12 meses – Ahhh, a fase de engatinhar. Você não pode mais colocar seu bebê em um local e esperar que ele fique lá! Com esse ajuste no seu estilo de monitoramento, vem também uma mudança no estilo de calçado que você precisa procurar. Como a maioria dos bebês só engatinha nesse período ou, no máximo, se esforça para ficar de pé, você quer ter certeza de que a língua e a ponta do sapato estão bem feitas, pois eles suportarão o peso dos movimentos do bebê. Se o seu filho é mais avançado e já está dando alguns passos, você também pode querer um sapato com sola mais resistente.
12-18 meses – Geralmente é a idade em que seu bebê começará a dar os primeiros passos. Que legal!! Isso também significa que você deve começar a adquirir calçados com sola mais grossa para proteger os pezinhos das rugosidades do solo. Continue permitindo bastante espaço de manobra nas laterais e nos dedos dos pés, pois os pés do seu bebê ainda estão se ajustando e se desenvolvendo para lidar com os rigores da caminhada como principal meio de transporte.
18-24 meses – Caminhando? Isso foi muuuito seis meses atrás! Agora seu filho provavelmente está correndo por todo lado. Definitivamente, você deve ter uma sola mais resistente em seus sapatos agora, e também é uma boa ideia que seus sapatos tenham um ajuste mais justo do que antes, para garantir que eles não se machuquem enquanto correm.
Tabela de tamanhos de sapatos de bebê por idade
Aqui está uma tabela prática e elegante de tamanhos de sapatos infantis por idade para melhor ajudá-lo a garantir que seu filho esteja com o par de sapatos perfeito. No entanto, embora este seja um excelente ponto de partida, o seu bebé pode ou não enquadrar-se nas categorias listadas aqui. Se um sapato parece não servir, não tenha medo de aumentar ou diminuir um tamanho.